Cursos

Farmácia

Técnico em farmácia

Perfil profissional:

Realiza operações farmacotécnicas. Identifica e classifica produtos e formas farmacêuticas, composição e técnica de preparação. Manipula formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas, homeopáticas e de cosméticos. Realiza testes de controle da qualidade. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos. Realiza o controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Campo de atuação:

Drogarias. Unidades básicas de saúde e Unidades de dispensação do SUS. Farmácias de manipulação. Farmácias homeopáticas. Indústria farmacêutica. Indústria de cosméticos. Farmácias hospitalares. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Possibilidades de atuação

  • Drogarias;
  • Postos de saúde e de medicamentos;
  • Farmácias de manipulação;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Hospitais;
  • Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em manipulação em laboratório de farmácia. Especialização técnica em farmácia hospitalar. Especialização técnica em controle da qualidade em farmácia.

Administração

Técnico em Administração

O Curso Técnico de Nível Médio em Administração encontra ambiência em uma região que atravessa intensas modificações em sua matriz econômica, que passa por uma reconfiguração produtiva de bens e serviços com a implantação de varias industrias. Essas mudanças trazem novos desafios gerenciais e provocam o crescimento da demanda por profissionais qualificados, aptos a empreenderem ao gerirem estrategicamente as organizações.

A criação do curso Técnico em Administração do ITEC Mais focaliza a formação de profissionais qualificados e competitivos, para atuarem nos segmentos da gestão e negócios, atividade humana da mais alta relevância, não só do ponto de vista econômico, dada a enorme participação das empresas na composição do Produto Interno Bruto – PIB do país, como do ponto de vista social, uma vez que objetiva oferecer à sociedade, trabalhadores aptos a atuarem com ética e responsabilidade.

Perfil profissional de conclusão:

Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.

Objetivos do curso

- Objetivo Geral

Formar profissionais competentes, voltados para o mercado de trabalho focados em Gestão de Pessoas, Financeira e Contábil;

Atuar em nível de assistência e assessoria junto a chefias, diretores e gerentes de empresas, fundações, autarquias, órgãos públicos, auxiliando-os nos serviços e atividades inerentes a sua função no processo decisório e na ação organizacional.

- Objetivos Específicos

Qualificar os alunos nas subáreas da administração, introduzindo modificações nos processos produtivos de que participam;

Utilizar os instrumentos de planejamento tributário, financeiro e contábil;

Qualificar profissionais éticos, dentro de uma visão sistêmica e humanista;

Qualificar profissionais para atuar nos subsistemas operacionais de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos salários e remuneração, benefícios e serviços, avaliação de desempenho e sistema de informação de recursos humanos.

DURAÇÃO

1100h - 18 meses (1 ano e meio)

Campo de atuação:

Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em recursos humanos. Especialização técnica em administração de materiais. Especialização técnica em administração de produção. Especialização técnica em marketing. Especialização técnica em logística.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise Clínica

Técnico em Análises Clínicas

Perfil profissional:

Executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Realiza investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas. Executa ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas. Recepciona o cliente à execução de exames laboratoriais nas diversas amostras biológicas, nas atividades de auxílio diagnóstico. Opera aparato tecnológico de laboratório de saúde.

Campo de atuação:

Hospitais. Clínicas. Postos de saúde. Laboratórios de diagnósticos médicos. Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico. Laboratórios de controle de qualidade em saúde.

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas as análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Possibilidades de atuação

  • hospitais, clínicas e postos de saúde;
  • laboratórios de diagnósticos médicos;
  • laboratórios de pesquisa e ensino biomédico;
  • laboratórios de controle de qualidade em saúde. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em parasitologia. Especialização técnica em microbiologia médica. Especialização técnica em imunohematologia. Especialização técnica em bioquímica. Especialização de técnica em biologia molecular. Especialização técnica em urinálise.

Contabilidade

Técnico em Contabilidade

Perfil profissional:

Anota informações sobre transações financeiras. Examina documentos fiscais e parafiscais. Analisa a documentação contábil e elabora planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos valores imateriais. Organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade contábil. Controla as movimentações. Registra as operações contábeis da empresa. Ordena os movimentos pelo débito e crédito. Prepara a documentação. Apura haveres, direitos e obrigações legais.

Objetivos do curso

- Objetivo Geral

Formar profissionais técnicos em Contabilidade aptos ao desempenho de funções técnicas, acessíveis à sociedade e ao domínio do conhecimento e que, por sua própria produção, seja pela sistematização ou pelo estudo do conhecimento universal, busque sempre o aperfeiçoamento e a adequação dos serviços contábeis a que se destina.

- Objetivos Específicos

Formar profissionais técnicos aptos a conhecer os procedimentos operacionais da área contábil, dominando também as ferramentas que venham promover uma compreensão do comportamento e do papel dos indivíduos no meio organizacional.

Assegurar aos seus educandos capacitação técnica e profissional, dinâmica e atualizada, despertando-lhes o interesse pela profissão e oferecendo-lhes uma formação voltada primordialmente à qualidade dos produtos desenvolvidos e dos serviços prestados.

Capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Contabilidade das empresas.

PERFIL DO EGRESSO:

Ao concluir o curso Técnico em Contabilidade o aluno deverá alcançar o seguinte perfil profissional:

  • Identificar e interpretar diretrizes do planejamento e dos projetos organizacionais;
  • Identificar as bases do sistema orçamentário e das estruturas societárias das organizações;
  • Conhecer operações do ciclo de pessoal relacionados à execução da folha de pagamento, cálculo de benefícios e disposições legais;
  • Interpretar a legislação trabalhista e tributária da competência Federal, Estadual e Municipal;
  • Compreender a analisar procedimentos relacionados à gestão do ciclo financeiro;
  • Coordenar operações relacionadas aos ciclos contábil, comercial, industrial, bancário e público;
  • Avaliar processos de elaboração dos orçamentos financeiro, administrativo, industrial, comercial, patrimonial e outros;
  • Analisar e interpretar a estrutura das demonstrações contábeis;
  • Agir de acordo com as normas e procedimentos enunciados no Código de Ética Profissional, com responsabilidade social, com conhecimento dos aspectos humanos envolvidos no trabalho em equipe, para atingir a qualidade requerida no exercício da profissão.
  • Desenvolver atividades contábeis em empresas públicas e privadas, escritórios de contabilidade, empresas comerciais e industriais, bancos e instituições financeiras.
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  • Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  • Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais;
  • Revelar a capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

DURAÇÃO

1100h - 18 meses (1 ano e meio) Estágio não obrigatório: 200h

Campo de atuação:

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Empresas de consultoria e de auditoria. Escritórios de contabilidade. Profissional autônomo.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em finanças e legislação tributária.

Enfermagem

Técnico em Enfermagem

Perfil profissional:

Realiza curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Auxilia a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença. Prepara o paciente para os procedimentos de saúde. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos. Aplica as normas de biossegurança.

Campo de atuação:

Hospitais. Unidades de pronto atendimento. Unidades básicas de saúde. Clínicas. Home care. Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas. Consultórios. Ambulatórios. Atendimento pré hospitalar. Instituições de longa permanência. Organizações militares.

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Possibilidades de atuação

  • Hospitais, clínicas e postos de saúde;
  • Empresas e domicílios. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em enfermagem do trabalho. Especialização técnica em instrumentação cirúrgica. Especialização técnica em saúde mental. Especialização técnica em terapia intensiva. Especialização técnica em estratégia de saúde da família. Especialização técnica em saúde do idoso. Especialização técnica em emergência e urgência. Especialização técnica em hemodialise. Especialização técnica em oncologia. Especialização técnica em diagnóstico por imagem. Especialização técnica em centro cirúrgico.

Farmácia

Técnico em farmácia

Perfil profissional:

Realiza operações farmacotécnicas. Identifica e classifica produtos e formas farmacêuticas, composição e técnica de preparação. Manipula formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas, homeopáticas e de cosméticos. Realiza testes de controle da qualidade. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos. Realiza o controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Campo de atuação:

Drogarias. Unidades básicas de saúde e Unidades de dispensação do SUS. Farmácias de manipulação. Farmácias homeopáticas. Indústria farmacêutica. Indústria de cosméticos. Farmácias hospitalares. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Possibilidades de atuação

  • Drogarias;
  • Postos de saúde e de medicamentos;
  • Farmácias de manipulação;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Hospitais;
  • Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em manipulação em laboratório de farmácia. Especialização técnica em farmácia hospitalar. Especialização técnica em controle da qualidade em farmácia.

Nutrição

Técnico em Nutrição

Perfil profissional:

Realiza ações de seleção e preparo de alimentos. Realiza estudos das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, em todas as fases do ciclo vital. Elabora e implementa cardápios adequados ao público. Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade higiênico-sanitárias no processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Realiza a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional. Avalia as dietas de rotina de acordo com a prescrição dietética. Participa de programas de educação alimentar.

Campo de atuação:

Restaurantes industriais e comerciais. Panificadoras e confeitarias. Hotéis. Cozinhas experimentais. Creches. Escolas. Supermercados. Hospitais. Clínicas e instituições de longa permanência.

Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade higiênico-sanitárias em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Realiza a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional. Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.

Possibilidades de atuação

  • restaurantes, hotéis, creches, escolas e supermercados;
  • hospitais, clínicas e asilos;
  • unidades básicas de saúde;
  • indústrias de alimentos. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em gastronomia hospitalar. Especialização técnica em alimentação ortomolecular

Radiologia

Técnico em Radiologia

Perfil profissional:

Realiza exames radiológicos convencionais e mamográficos. Realiza o processamento das imagens radiográficas. Aplica técnicas de proteção radiológica e de biossegurança. Posiciona o paciente. Opera equipamentos na realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Realiza técnicas de ensaios não destrutivos nos setores de radiografia industrial, medidores nucleares e técnicas analíticas. Realiza exames radiológicos convencionais, computadorizados e digitais. Aplica os princípios de proteção radiológica. Identifica artefatos de imagem e alterações nas radiografias. Trata os rejeitos resultantes do processamento de filmes radiográficos.

Campo de atuação:

Serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde. Na indústria, no setor de radiologia industrial.

Realiza exames radiográficos convencionais. Processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultra-sonografia. Auxilia na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.

Possibilidades de atuação

  • serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em tomografia computadorizada. Especialização técnica em ressonância magnética. Especialização técnica em densitometria óssea. Especialização técnica em radiologia forense. Especialização técnica em radiologia industrial.

Saúde Bucal

Técnico em saúde bucal

Perfil profissional:

Promove a prevenção e o controle de doenças bucais. Desenvolve programas educativos e de saúde bucal. Realiza estudos epidemiológicos em saúde bucal. Desenvolve atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, estética e função mastigatória do indivíduo. Processa filme radiográfico. Controla estoques. Supervisiona a manutenção dos equipamentos. Instrumenta o cirurgião-dentista.

Campo de atuação:

Clínicas ou consultórios odontológicos. Hospitais. Faculdades de Odontologia. Serviços de saúde.

Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação a escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Possibilidades de atuação

  • Clínicas ou consultórios odontológicos;
  • Sistema Único de Saúde. 

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em estratégia da saúde da família. Especialização técnica em programa de saúde escolar. Especialização técnica em ambiente hospitalar.

Segurança no Trabalho

Técnico em segurança no trabalho

Perfil profissional:

Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Promove a divulgação de normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de acidentes de trabalho, doenças profissionais e de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Campo de atuação:

Indústrias. Hospitais. Comércios. Construção civil. Portos e aeroportos. Centrais de logística. Instituições de ensino. Fabricação e representação de equipamentos de segurança. Empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho.

Atua em aréas prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Possibilidades de atuação

  • Instituições públicas e privadas;
  • Fabricantes e representantes de equipamentos de segurança;

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em higiene ocupacional. Especialização técnica em ergonomia. Especialização técnica em prevenção e combate a incêndio. Especialização técnica em meio ambiente. Especialização técncia em segurança do trabalho na construção civil. Especialização técnica em segurança do trabalho em petróleo e gás.

Estudante dos cursos do ITEC-PB